quinta-feira, 17 de agosto de 2017

POR ONDE ANDA O "MANEQUINHA"?

MANOEL MORAES LESSA NASCEU EM ILHOTA, SANTA CATARINA, EM 11 DE ABRIL DE 1934.


ORIUNDO DE FAMÍLIA DE AGRICULTORES, MANEQUINHA INICIOU SUAS ATIVIDADES AJUDANDO NA IMPLANTAÇÃO DA ESTRADA DE FERRO QUE PASSAVA POR ILHOTA.


DEPOIS DE  SERVIR O EXÉRCITO EM JOINVILE, RETORNOU PARA ILHOTA, ONDE EXERCEU POR ALGUM TEMPO A FUNÇÃO DE PEDREIRO, AJUDANDO NA CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DE TRATORISTAS DE ILHOTA. 

DEPOIS DE FAZER ALGUNS CURSOS PREPARATÓRIOS, EM 01 DE AGOSTO DE 1955 FOI NOMEADO PARA ATUAR COMO INSTRUTOR NESTA MESMA ESCOLA.

IMAGEM: ESCOLA DE TRATORISTAS DE ILHOTA
DATA: DÉCADA DE 1960



QUANDO A ESCOLA DE TRATORISTAS FOI ENCAMPADA PELO COLÉGIO AGRÍCOLA DE CAMBORIÚ EM 1965, MANEQUINHA E OUTROS FUNCIONÁRIOS FORAM TRANSFERIDO PARA CAMBORIÚ.


NO INÍCIO, ESTES FUNCIONÁRIOS DESLOCAVAM-SE DIARIAMENTE PARA CAMBORIÚ, DEPOIS FORAM ESTABELECENDO RESIDÊNCIA NAQUELA REGIÃO.


ALÉM DE TRATORISTA, EXERCEU OUTROS FUNÇÕES,  SENDO APELIDADO PELO DIRETOR JORGE CAMPOS TZASCHEL DE “EQUIPE”.


EXERCEU TAMBÉM  A FUNÇÃO DE MOTORISTA E QUANDO O CAC FOI TRANSFERIDO PARA A UFSC, ELE REALIZAVA MUITAS VIAGENS PARA FLORIANÓPOLIS.


LEMBRA AINDA QUE NESTA ÉPOCA A REITORIA DA UFSC FUNCIONAVA NUMA CHÁCARA NO CENTRO DA CAPITAL E QUE RECEBEU, PESSOALMENTE DO ENTÃO REITOR DAVID FERREIRA LIMA, UMA MEDALHA QUE GUARDA ATÉ HOJE.

 CITA QUE FEZ MUITOS TRABALHOS COMO TRATORISTA NO CAMPUS DA UFSC NA TRINDADE E REALIZOU A  TERRAPLENAGEM  PARA A CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, NO ITACORUBI.


APOSENTOU-SE EM NOVEMBRO DE 1986.
 






IMAGENS: MANOEL MORAES LESSA
DATA: 27/07/2017


IMAGEM: MEDALHA RECEBIDA DA UFSC

IMAGEM: TRATOR USADO POR MANOEL LESSA
LOCAL E DATA DESCONHECIDOS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário