sexta-feira, 20 de maio de 2016

A CASA DO DOUTOR JORGE

EDIFICADA NA SEGUNDA METADE DOS ANOS 1950 E SENDO CONSIDERADA UMA DAS CONSTRUÇÕES MAIS ANTIGAS DE CAMBORIÚ AINDA REMANESCENTES, ESTA CASA FOI CONSTRUÍDA PARA SERVIR DE  RESIDÊNCIA PARA O RECÉM CASADO  ENGENHEIRO AGRÔNOMO JORGE CAMPOS TZASCHEL, ENCARREGADO DE INSTALAR UM COLÉGIO AGRÍCOLA EM CAMBORIÚ.

A PARTIR DESTA EDIFICAÇÃO, A PRIMEIRA DENTRO DA ÁREA DO COLÉGIO AGRÍCOLA DE CAMBORIÚ, O DOUTOR JORGE, COMO ERA CONHECIDO, COMANDOU A INSTALAÇÃO DA INFRAESTRUTURA NECESSÁRIA PARA O FUNCIONAMENTO DESTE ESTABELECIMENTO DE ENSINO.

ESTA CASA POSSUÍA ALGUMAS INSTALAÇÕES QUE ERAM UM VERDADEIRO LUXO, NA ÉPOCA,  PARA O MUNICÍPIO DE CAMBORIÚ,  COMO ÁGUA ENCANADA, BANHEIRO NO INTERIOR DA CASA, BANHEIRA E LAREIRA.

SEGUNDO DEPOIMENTO DE DONA ZILMA SAUT PEREIRA, NO INÍCIO, A ÁGUA ERA TRANSPORTADA POR CARROÇA ATÉ A RESIDÊNCIA E ENTÃO   ERA BOMBEADA PARA A CAIXA D´ÁGUA DE ONDE ABASTECIA A COZINHA E O BANHEIRO.

AINDA SEGUNDO DONA ZILMA, ENERGIA ELÉTRICA NÃO EXISTIA E A ILUMINAÇÃO ERA FORNECIDA POR LAMPIÕES A QUEROSENE. 

DONA ZILMA RESSALTA QUE A ESPOSA DO DOUTOR JORGE, DONA MARÍLIA, FOI UMA VERDADEIRA HEROÍNA, POIS SAIU DE NITERÓI, ENTÃO CAPITAL DO ESTADO DO  RIO DE JANEIRO,    PARA MORAR EM CAMBORIÚ, LONGE DOS FAMILIARES E TAMBÉM LONGE DAS FACILIDADES DE UMA CIDADE GRANDE.
IMAGEM: VISTA AÉREA DO COLÉGIO AGRÍCOLA DE CAMBORIÚ COM A " CASA DO DOUTOR JORGE"  NA PARTE MAIS ALTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário